Avaliação Psicológica em processos seletivos


A atuação do psicólogo compreende todo o ciclo da avaliação durante um processo seletivo. Cada organização estabelece as diretrizes que irão orientar a seleção, tendo o psicólogo como técnico, auxiliar no processo de construção e avaliação.

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

Este instrumento auxilia na definição estratégica de desempenho e perfil profissional e de personalidade, possibilitando assim uma melhor gestão das expectativas e possibilidades, entendendo o perfil e potencial de cada candidato participante do processo seletivo.

A avaliação psicológica nada mais é do que uma “fotografia” dos aspectos psico, sociais e de competências do candidato, feita por meio da aplicação de ferramentas de uso exclusivo da Psicologia, que podem ser de análise quantitativa e/ou qualitativa. Normalmente é realizada em fase final de processos seletivos tendo o objetivo de confirmar os itens coletados, observados durante o processo seletivo.

Existem vários testes que permitem conhecer sobre o perfil comportamental, atenção, raciocínio lógico, personalidade, resiliência, liderança, relacionamento, as quais auxiliam no levantamento de dados específicos do perfil do profissional avaliado para tomada de decisão sobre o perfil mais adequado para cada cargo/função.

O instrumento de avaliação psicológica é apenas uma parte do processo de seleção, a qual deve ser composta também por entrevista estruturada, testes práticos ligados a atividade/função e de competência de forma a entender e integrar a relação entre os resultados e o desenvolvimento e realidade do indivíduo.

Quer conhecer um pouco mais sobre a ferramenta? Gostaria de aprimorar o processo seletivo da sua organização? Conte conosco! Entre em contato pelo WhatsApp 54 991821699 ou por e-mail: comercial@colaborativarh.com.br – www.colaborativarh.com.br

 

 



Imagens





Cadastre seu Currículo



Cadastre o seu currículo e candidate-se em nossas vagas disponíveis.







Notícias, Cursos e Treinamentos